O e-commerce e as vendas na internet
WSiteBrasil, que é uma empresa de desenvolvimento de sites, na parte do e-commerce, plataformas on-line e portais de notícias. Nós temos a WSofter Brasil, que é uma empresa de desenvolvimento de softwares, principalmente softwares específicos para a gestão. Nós temos o Netcrédito, que é uma fintech de crédito. Nós temos a Mídia Ônibus, que é uma empresa que fornece mídias internas nos ônibus aqui da região. Nós também trabalhamos com a Pontual Marcas e Patentes, com o registro de marcas e patentes. Estamos lançando agora o Mais Delivery, que é uma plataforma de entrega de multiprodutos, desde o produto de alimentação, ao produto do pet, farmácia...
Todos os negócios do grupo são ligados ao digital e a internet?
Sempre ligados a tecnologia e a inovação. Qual é o papel da tecnologia nesse momento delicado da economia e do comércio? A tecnologia tem hoje o papel de estreitar a comunicação. As pessoas estão mais recolhidas. O comércio precisa vender, precisa gerar uma interação maior com o seu cliente e aí ele precisa de ter um site, um e-commerce, uma interação nas mídias sociais, nas mídias digitais e ele precisa interagir de uma forma mais ampla com o seu cliente no digital. Em uma comunicação mais estreita.
Qual foi o impacto do isolamento social no e-commerce?
Um crescimento gigante. Para você ter ideia, no ano passado, em 2019, o e-commerce vendeu somente no varejo, R$ 61 bilhões. Esse ano a estimativa é de vender R$ 111 bilhões. Isso nós estamos falando só do varejo, sem entrar passagem aérea, reserva de hotel e aluguel de carro, somente do comércio. É um crescimento muito grande e agora quem não comprava na internet começou a comprar. Empresas que não estavam com a presença digital, agora já estão e tem que amadurecer, crescer e desenvolver nesse segmento.
E o pequeno e o médio que estão fora do e-commerce? Como entrar?
Um conselho é planejar, para não perder dinheiro. Ele não pode querer fazer apenas do que o outro está fazendo. Tem que estudar e fazer um planejamento. Planeja, entenda o produto, entenda o mercado e veja os canais de comunicação que realmente devem ser utilizados. Entenda como funciona a logística desse processo, porque não é só colocar o e-commerce, tem que entregar. Esse produto vai ter que chegar. Você vai definir para onde vai vender, se para uma região ou o Brasil inteiro. E a mercadoria vai ter que chegar. Então não é só um lado do processo, tem que entender o processo inteiro. O que eu falo é sempre planejar e entender o modelo inteiro, buscar informação e amadurecer no seu processo. É fundamental uma empresa hoje se colocar no meio digital. Um exemplo é Amazon, que se estabeleceu em Betim. A Amazon está com o compromisso de entregar em toda Minas Gerais em apenas seis horas. Olha o desafio deles. As vezes vai ser mais rápido eu comprar na Amazon, para chegar o produto na minha residência ou na minha empresa, do que eu me deslocar. O que os caras estão criando é um processo de logística gigante. E a Amazon é um dos maiores marketplaces do mundo. O comerciante tradicional que não enxergar isso e não posicionar o seu produto hoje no on-line, vai ter mais e mais problemas nesse sentido.
Fonte: https://www.setedias.com.br/noticia/manchete/53/o-ecommerce-e-as-vendas-na-internet%C2%A0/24687